Curso: Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos - Pós-Graduação - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
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Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos

Modalidade

MBA (acima de 360 horas)

Pré-requisito

Diploma de Graduação

Objetivo

Compreender processos que visam saberes sobre gerenciamento de projetos em consonância com os diferentes processos de gestão. Ampliar conhecimentos na condução de profissionais a uma visão sistêmica, organizacional dos processos e conceitos associados aos sistemas e organizações, ao mercado e ao contexto corporativo.

Público-alvo

Poderão ingressar nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu os portadores de diploma ou concludentes de cursos de bacharelado, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, cuja instituição seja regularmente reconhecida pelo Ministério da Educação.

Conteúdo programático

Organizações, Sistema e Métodos

  • As estratégias de atuação na gestão e análises organizacionais. Os instrumentos de levantamento de informações. O estudo de layout. Análises de processos por meio de fluxogramas. Análise de distribuição de trabalho. Análise de desenho de formulários. Elaboração, estrutura e uso de manuais. Formulação e análise de estruturas com uso de organogramas. Mudanças estruturais nas organizações. Sistemas de informações organizacionais. Arquitetura organizacional.

Empreendedorismo

  • Processo empreendedor, o enfoque político-social do Empreendedorismo no Brasil. Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Intra-empreendorismo, plano de projeto, planejamento e tipos de empreendimentos, economia e inovação na sociedade do conhecimento, nas corporações e plano de empreendimento – estratégia, estrutura e o passo-a-passo.

Gestão de Mercado

  • Diferenciação e posicionamento da oferta de mercado. Conquistando mercados através do planejamento estratégico orientado para o mercado. Análise de setores industriais e de concorrentes. Desenvolvimento de novos produtos. Comunicação integrada de marketing, criação de gerenciamento de marca.

Pesquisa de Mercado

  • Diferenciação e posicionamento da oferta de mercado. Conquistando mercados através do planejamento estratégico orientado para o mercado. Análise de setores industriais e de concorrentes. Desenvolvimento de novos produtos. Comunicação integrada de marketing, criação de gerenciamento de marca.

Economia Brasileira Contemporânea

  • Formação e organização territorial e econômica do Brasil. Integração nacional. Intervenção estatal e políticas regionais de desenvolvimento. O Brasil na década de 1980: crise e inflação. O Brasil na década de 1990: a modernização conservadora e a redefinição dos papéis do estado. A relação desenvolvimento/crescimento econômico, recursos naturais e sustentabilidade. A globalização e seus impactos na sociedade brasileira.

Gestão da Qualidade e Produtividade

  • Compreensão e aplicação de ferramentas da qualidade com o intuito de controlar o processo tanto administrativo como industrial. A filosofia ISO 9000 – 9001 e o processo de melhorias constantes, seus custos e dimensões.

Análise Financeira e Gerencial

  • Custos de reposição e mão-de-obra direta como custos variável. Relação custo/volume/lucro. Custeio baseado em atividades (ABC). Custos controláveis e custos estimados. Custo-padrão. Variações de mão-de-obra, custos indiretos e de CIF. Implantação de sistemas de custos. Centro de custos e preços de transferência. Relatórios financeiros e variações de preço.

Marketing Global

  • Comércio internacional, marketing internacional e global, contextualizando
    com a evolução histórica e relacionando-a com os diferentes segmentos de mercado.
    Análise e discussão do macro ambiente. Análise do Marketing Mix Internacional.
    Ferramentas dos sistemas de informação, inteligência e pesquisa de mercado
    internacional. Estratégias de entrada e operação e mercados internacionais.
    Estratégicas comerciais para as diferentes classes. Marketing Verde.

Gerenciamento de Projetos

  • Planejamento e projeto: conceituação, Estruturas organizacionais voltadas
    para projeto. Habilidades de gerente de projetos. Equipes de projeto. Ciclos e fases do
    projeto: fluxo do processo. Definição do escopo do projeto. Identificação de restrições.
    Planejamento de recursos e estimativas. Definição dos controles de planejamento do
    projeto. Criação do plano de projeto. Avaliação e controle do desempenho do projeto.
    Planejamento, programa e controle de projetos e produtos especiais, produzidos sob
    encomenda. Métodos e técnicas utilizados na avaliação econômica e social de
    projetos. Avaliação do risco e do retorno dos projetos. Análise de custos futuros
    gerados pelo projeto. Aceleração de projetos. Organização geral. Aplicação de técnicas
    de Gantt, CPM, PERT/T EMPO e PERT/CUSTO. Uso de software para gerenciamento de projetos.

Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva

  • Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos.
    Principais escolas. Gestão Estratégica – Planejamento estratégico, cenários
    prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento
    estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter, BSC Balance Scorecard.

DISCIPLINA OPTATIVA: Planejar para empreender! Plano de negócios e Modelo de negócios

  • Plano de negócios como ferramenta de decisão empresarial; fontes de
    financiamento do plano de negócio e processo de criação uma empresa.

DISCIPLINA OPTATIVA: Empreendedorismo: explorando o Universo

  • Conceitos e a revolução de empreendedorismo; identificando oportunidades
    de negócio e as tendências web e empreendedores e negócios.

DISCIPLINA OPTATIVA: Cultura para a inovação na transformação digital

  • Fundamentos da cultura digital e inovação; produção inteligente e conectada
    nas organizações 4.0; conceito de inovação aberta e gestão de recursos de inovação.

Local

EAD Gravado

Investimento


Matrícula + 17x R$ 222,22 (boleto bancário) ou 12x de R$ 333,33 (cartão de crédito)
Consulte-nos sobre os preços e condições de pagamento para empresas.

Documentação necessária

CPF
RG
Foto 3x4
Certidão de Nascimento ou casamento
Comprovante de Residência
Currículo
Diploma de graduação

Histórico de graduação

 

Reconhecimento

Portaria Nº 218, de 25 de fevereiro de 2015 / Secretaria da Regulação e Supervisão de Educação Superior.
O diploma é emitido pela Faculdade da Indústria.

 

Parceria

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