Curso: Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Pós-Graduação - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
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Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional

Modalidade

MBA (acima de 360 horas)

Pré-requisito

Diploma de Graduação

Objetivo

Ampliar os saberes que perpassam por conhecimentos nas áreas educacionais, de gestão pública e cidadania; Compreender a relações entre aspectos políticos e a gestão escolar na perspectiva ético-crítica e de reponsabilidade político-social nos setores pedagógicos públicos e empresariais.

Público-alvo

Poderão ingressar nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu os portadores de diploma ou concludentes de cursos de bacharelado, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, cuja instituição seja regularmente reconhecida pelo Ministério da Educação

Conteúdo programático

Cultura e poder nas Organizações

  • Cultura e seus aspectos simbólicos na organização. Clima organizacional. O que faz um bom clima na organização. A conduta humana. Personalidade e caráter. Aspectos antropológicos na formação da conduta social. Formação da cultura nacional. Conceituação básica de cultura. Elementos que compõem a cultura das organizações. Politização do conceito de cultura organizacional. Métodos de identificação da cultura organizacional. Possibilidades de gerenciamento da cultura organizacional. Mudança organizacional na perspectiva cultural.

O Cotidiano Escolar por uma Crítica

  • Análise, reflexão e crítica do processo educativo e dos principais elementos referentes aos seus aspectos: administrativo, pedagógico, jurídico e financeiro. O cotidiano escolar em uma perspectiva de pesquisa, reflexão e crítica.

Direito Humanos e Cidadania

  • Conceituação e contextualização dos direitos humanos. Discussão da realização da cidadania nos diversos modelos de organização sociopolítica do mundo ocidental em geral, a partir do século XIX: da concepção dos direitos naturais as declarações universais dos direitos humanos. Analise de algumas tipologias clássicas de direitos humanos. Discussão da construção social dos direitos humanos. Direitos humanos e cidadania no Brasil: impedimentos estruturais; cidadania e religião. Acesso a esfera pública; cidadania e desigualdade social. Vetores contemporâneos para a discussão da cidadania: etnia, gênero e novas clivagens de identidade.

Introdução à Ciência Política

  • O surgimento do conceito de política; política e teoria política na antiguidade grecoromana; as diferentes dimensões do objeto da Ciência Política; o Estado moderno e a transformação da política clássica; conceitos fundamentais da ciência Política: poder, dominação, representação, participação, democracia, igualdade, liberdade.

Formação Econômica, Social e Política do Brasil

  • Noções Básicas da Economia: definição, objeto, metodologia e leis econômicas. Noções básicas do sistema econômico. Sistema capitalista segundo as análises liberal, marxista, keynesiana e neoliberal. A crítica da Economia Política: noções sobre valor de uso, valor de troca, valor, preço, mais-valia e lucro. Acumulação, capitalismo concorrencial, monopolista, imperialismo e globalização. Crises estruturais e as transformações contemporâneas no padrão de acumulação. Implicações nos mecanismos de regulação social e questão social. Desenvolvimento social, produção, reprodução e circulação capitalista. Forças produtivas, processo de trabalho, processo de valorização e especialização do trabalho: bases para o surgimento do Serviço Social.

Política Educacional Brasileira

  • Conceito de Política. Poder e dominação. Teoria do Estado. O Estado na Sociedade contemporânea. Estado, partidos políticos e sociedade brasileira. O Estado brasileiro pós-64 e a política educacional atual: na legislação, no planejamento, na realidade brasileira e capixaba. Tendências. Direitos Humanose cidadania.

Gestão Democrática da Educação

  • Gestão Democrática na Escola Pública e Privada.  Gestão Compartilhada.  Formação e valorização do Magistério. O sujeito que será escolarizado. O sujeito é escolarizado.  Qualidade da Educação. Mapa do Analfabetismo no Brasil. Diálogo sobre o conhecimento. O clima e a cultura da escola como fatores determinantes da gestão escolar. 

Gestão de Políticas Públicas

  • Transformações no ambiente mundial e a crise do Estado.  Concepções teóricas de políticas públicas. Descentralização político-administrativa. Desenvolvimento local e participação. Estado, mercado e sociedade civil no desenvolvimento social, inclusão social, etnia e afro descendência. O modelo insumo-produto. Experiências de planejamento e de gestão de políticas sociais. Indicadores qualitativos de desenvolvimento social. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas. A gestão das políticas públicas por resultados. Ferramentas para a formulação e a gestão de políticas públicas. Análise de stakeholders. O marco lógico de um projeto.

Contabilidade Pública

  • Elementos de contabilidade geral. Contabilidade Pública: métodos e sistemas de escrituração. Receita e despesa pública. Contabilidade orçamentária, financeira e patrimonial. Demonstrações contábeis: balanços, variações patrimoniais, consolidação e prestação de contas. Lançamentos contábeis. Planificação contábil. Contabilização em empresas públicas. Campo de aplicação da contabilidade pública. Patrimônio público. Exercício financeiro. Aspectos fundamentais. Relatórios RREO e RGF.

Gestão Públicas e Serviços Sociais

  • Conselhos de políticas públicas e sociais (cidade, saúde, criança e adolescente, deficientes, idoso, meio ambiente e etc.). A Administração Pública e o Terceiro Setor. Análise de resultados dos trabalhos sociais. Gerenciamento de programas sociais. As políticas sociais frente aos paradigmas do neoliberalismo e do Estado de Bem Estar Social.

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Como é a Sociedade Brasileira?

  • O sistema social brasileiro e os principais pensadores da sociologia no Brasil; a sociedade de direito, direitos humanos e cidadania; e cultura brasileira, política cultural e a indústria da cultura. 

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Educação 4.0 O que devemos esperar?

  • Educação comunicação e tecnologia; leitura crítica dos meios de comunicação; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); 

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Gestão de Projetos Educacionais

  • Diante de mudanças a ritmo acelerado, gestores e empresas precisam acompanhar esse progresso e gerenciar sua equipe de uma forma que ela fique cada vez mais engajada e maximize sua performance. Olhar de forma individual para cada pessoa da equipe e desenvolvê-las de acordo com as habilidades e necessidades de cada uma aumentará os resultados da equipe.

Local

EAD Gravado

Investimento


Matrícula + 17x R$ 222,22 (boleto bancário) ou 12x de R$ 333,33 (cartão de crédito)
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Documentação necessária

CPF
RG
Foto 3x4
Certidão de Nascimento ou casamento
Comprovante de Residência
Currículo
Diploma de graduação

Histórico de graduação

 

Reconhecimento

Portaria Nº 218, de 25 de fevereiro de 2015 / Secretaria da Regulação e Supervisão de Educação Superior.
O diploma é emitido pela Faculdade da Indústria.

 

Parceria

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Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
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