Curso: Pós-Graduação em Redes de Computadores e Programação - Pós-Graduação - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
telefone(85) 4009.6300

Pós-Graduação em Redes de Computadores e Programação

Modalidade

MBA (acima de 360 horas)

Pré-requisito

Diploma de Graduação

Objetivo

Ampliar conhecimento sobre redes de computadores, sistema de informação, programação web e análises de projetos e sistemas, como processo de atualização contínua e formativa para a área das tecnologias

Público-alvo

Poderão ingressar nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu os portadores de diploma ou concludentes de cursos de bacharelado, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, cuja instituição seja regularmente reconhecida pelo Ministério da Educação

Conteúdo programático

Tópicos Avançados em Computação

  • Dispositivos móveis. Tecnologias de Comunicação sem Fio: Bluetoth, Wi-Fi, Wi-Max. SmartCards: Cartões Inteligentes: como são; como funcionam. Desenvolvimento de aplicativo para dispositivo móvel usando linguagem de programação.

Redes de Computadores I

  • Noções básicas de redes de computadores. Tipos de enlaces, códigos, modos de transmissão, controle de erros, ligações ponto a ponto e multiponto e seu controle. Topologia. Protocolos. Arquitetura de redes abertas e proprietárias. 

Redes de Computadores II

  • Integração de switching e roteamento. Projeto de redes locais. Protocolos e tecnologias para redes de longa distância. Projetos e redes de longa distância. Integração de redes de computadores e redes de voz. Redes de dados em sistema de telefonia móvel. Aproveitamento de redes para aplicações Web.

Segurança da Informação

  • Segurança da informação: segurança física e lógica. Ameaças e ataques, política de segurança, mecanismos de segurança, critérios para avaliação da segurança de sistemas de computação, segurança na Internet (TCP/IP). Segurança de sistemas. Capacidade de detecção e correção de erros.

Algoritmos e Lógica da Programação

  • Noções de lógica de programação. Conceitos fundamentais para construção de algoritmos estruturados. Construção de algoritmos por refinamentos sucessivos. Linguagem de programação estruturada em blocos. Aplicação dessa linguagem à construção de algoritmos básicos, incluindo ordenação, intercalação, manipulação com caracteres, arrays, e arquivos sequenciais e diretos. Subprogramação. Depuração e testes de algoritmos.

Direito Digital

  • Direito: Origem. Evolução. Conformação Social. Noções Elementares. Direito Digital: Direito à Informação e à Liberdade de pensamento. Privacidade e Anonimato. Empresas Virtuais; Proteção de conteúdo, websites e outros direitos autorais digitais; Aspectos legais do software; Documentos eletrônicos. Prova Eletrônica. Lei de software; Tratamento e sigilo de dados; Propriedade imaterial, intelectual e industrial; Responsabilidade civil e penal sobre a tutela da informação; Crimes Eletrônicos: A fraude eletrônica. A legítima defesa na Internet; Responsabilidade Civil e dano moral no Direito Digital; Ética e educação digital.

Programação Web I

  • Aplicações Web, Visão Geral da Web, Desenvolvimento Ágil e Metodologias para o Desenvolvimento Web, Linguagens de Modelagem para Web. Frameworks para o Desenvolvimento de Aplicações Java para Web.

Programação Web II

  • Desenvolvimento de aplicações web em camadas, Projeto de Aplicações Web, Implementação de Aplicações Web, Teste de Aplicações Web.

Análise e Projetos de Sistema I

  • Conceito de sistemas; Sistemas de Informação; Tipos de sistemas de informação; Sistemas aplicativos. Instrumentos de análise. Tipos de análise de sistemas. Principais problemas relacionados ao desenvolvimento de sistemas. Análise Estruturada de Sistemas. Ferramentas da análise estruturada de sistemas (Eventos, DFD, DER, Dicionário de dados, Transição de estados, Fluxogramas). Projeto físico de sistemas utilizando metodologia estruturada.

Análise e Projetos de Sistema II

  • Conceitos da análise orientada a objetos; Análise e Desenvolvimento Orientados a Objeto; modelagem de objetos (objeto, classe, herança e polimorfismo); ligações e associações de objetos; técnicas de modelagem; reutilização. UML (UnifiedModelingLanguage). Diagramas da UML. Projeto de sistema utilizando análise orientada a objetos.

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Metodologia Ágeis para Desenvolvimento e Melhoria de Softwares

  • Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software; modelos de Capacidade, maturidade e Melhoria; e guia de Aquisição de Software. 

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Organizações Digital e oportunidades exponenciais

  • Contexto da Transformação Digital; novo Mindset para Transformação Digital; e tendências em transformação digital do mercado e oportunidades exponenciais. 

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Gestão de qualidade de Softwares

  • Fundamentos de Gestão da Qualidade de Software; normas de qualidade de software; e Processo Unificado (RUP). 

Local

EAD Gravado

Investimento


Matrícula + 17x R$ 222,22 (boleto bancário) ou 12x de R$ 333,33 (cartão de crédito)
Consulte-nos sobre os preços e condições de pagamento para empresas.

Documentação necessária

CPF
RG
Foto 3x4
Certidão de Nascimento ou casamento
Comprovante de Residência
Currículo
Diploma de graduação

Histórico de graduação

 

Reconhecimento

Portaria Nº 218, de 25 de fevereiro de 2015 / Secretaria da Regulação e Supervisão de Educação Superior.
O diploma é emitido pela Faculdade da Indústria.

 

Parceria

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright