Curso: Pós-Graduação em Empreendedorismo, Gestão e Planejamento - Pós-Graduação - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
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Pós-Graduação em Empreendedorismo, Gestão e Planejamento

Modalidade

MBA (acima de 360 horas)

Pré-requisito

Diploma de Graduação

Objetivo

Ampliar conhecimentos que perpassam por saberes relacionados ao empreendedorismo, planejamentos e orçamentos; Compreender a relação entre gestão e inovação em produtos e serviços, na perspectiva estratégico-formativa de planejamentos coorporativo e organizacional, gestão de qualidade e produtividade.

Público-alvo

Poderão ingressar nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu os portadores de diploma ou concludentes de cursos de bacharelado, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, cuja instituição seja regularmente reconhecida pelo Ministério da Educação

Conteúdo programático

Empreendedorismo

  • Processo empreendedor, o enfoque político-social do Empreendedorismo no Brasil. Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Intra-empreendorismo, plano de projeto, planejamento e tipos de empreendimentos, economia e inovação na sociedade do conhecimento, nas corporações e plano de empreendimento – estratégia, estrutura e o passo-a-passo.

Gestão de Competências

  • Conceitos de Gestão por Competências. Transição do CHA para Competências. A Gestão por Competências na área pública e privada. Educação Corporativa. A Gestão de Competências nos subsistemas de Recursos Humanos: recrutamento e seleção por Competências; treinamento e desenvolvimento por Competências.

Planejamento estratégico e Inteligência Competitiva

  • Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos. Principais escolas. Gestão Estratégica – Planejamento estratégico, cenários prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter, BSC Balance Scorecard.

Finanças e planejamento orçamentário

  • Planejamento financeiro (de caixa e de lucro). Capital circulante líquido – CCL – e financiamento de curto prazo (estratégias de administração, financiamento do CCL e capital de firo). Caixas e títulos negociáveis. Geral. Valor e Orçamento de Capital, Risco e Retorno. Duplicatas a receber e gestão de estoque. Gerência de operações passivas: operações com recursos próprios e de terceiros. Estrutura e custo de capital. Alavancagem operacional e financeira. Fusões, incorporações, aquisições, alienações de investimentos e falência. Administração financeira internacional.

Pesquisa de Mercado

  • Diferenciação e posicionamento da oferta de mercado. Conquistando mercados através do planejamento estratégico orientado para o mercado. Análise de setores industriais e de concorrentes. Desenvolvimento de novos produtos. Comunicação integrada de marketing, criação de gerenciamento de marca. 

Marketing Global

  • Comércio internacional, marketing internacional e global, contextualizando com a evolução histórica e relacionando-a com os diferentes segmentos de mercado. Análise e discussão do macro ambiente. Análise do Marketing Mix Internacional. Ferramentas dos sistemas de informação, inteligência e pesquisa de mercado internacional. Estratégias de entrada e operação e mercados internacionais. Estratégicas comerciais para as diferentes classes. Marketing Verde.

Gestão de Custos

  • Abrangência e objetivos; custos: conceitos, elementos e classificação. Sistemas de produção e de apropriação de custos. Métodos de custeio. Custo-padrão. Análise das relações custo/volume/lucro: custos para tomada de decisões. Introdução à alavancagem operacional; formação de preços de venda.

Gestão de Mercado

  • Diferenciação e posicionamento da oferta de mercado. Conquistando mercados através do planejamento estratégico orientado para o mercado. Análise de setores industriais e de concorrentes. Desenvolvimento de novos produtos. Comunicação integrada de marketing, criação de gerenciamento de marca.

Gestão da Qualidade e Produtividade

  • Compreensão e aplicação de ferramentas da qualidade com o intuito de controlar o processo tanto administrativo como industrial. A filosofia ISO 9000 – 9001 e o processo de melhorias constantes, seus custos e dimensões.

Gestão da Produção

  • Gerenciamento de Operações e de Processos, Estratégia de Operações, Planejamento agregado da produção. Plano mestre de produção  (MPS). Sistema MRP (demanda dependente). Sistemas Just-In-Time. Gestão da qualidade. Produção mais limpa.

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Business Intelligence e Analytics

  • Fundamentosde Business Intelligence e Analytics (BI&A),Business Intelligence e Analytics na prática e; Planejamento do gerenciamento da qualidade.

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Cultura para a inovação na transformação digital

  • Fundamentos da cultura digital e inovação; produção inteligente e conectada nas organizações 4.0; conceito de inovação aberta e gestão de recursos de inovação.

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Design Thinking: a busca por soluções

  • Conceitos fundamentais de design thinking; design thinking com foco no usuário e no pensamento intuitivo; interdisciplinaridade e pesquisa etnográfica aplicada ao design.

Local

EAD Gravado

Investimento


Matrícula + 17x R$ 222,22 (boleto bancário) ou 12x de R$ 333,33 (cartão de crédito)
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Documentação necessária

CPF
RG
Foto 3x4
Certidão de Nascimento ou casamento
Comprovante de Residência
Currículo
Diploma de graduação

Histórico de graduação

 

Reconhecimento

Portaria Nº 218, de 25 de fevereiro de 2015 / Secretaria da Regulação e Supervisão de Educação Superior.
O diploma é emitido pela Faculdade da Indústria.

 

Parceria

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