Curso: Pós-Graduação em Gestão Educacional - Pós-Graduação - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
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Pós-Graduação em Gestão Educacional

Modalidade

MBA (acima de 360 horas)

Pré-requisito

Diploma de Graduação

Objetivo

Relacionar as informações sobre a estrutura do sistema educacional brasileiro, as formas de gestão, as políticas e programas, a legislação e a cultura organizacional; Ampliar as relações entre conhecimentos nas áreas da educação e gestão educacional como processo democrático e interrelacional

Público-alvo

Poderão ingressar nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu os portadores de diploma ou concludentes de cursos de bacharelado, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, cuja instituição seja regularmente reconhecida pelo Ministério da Educação.

Conteúdo programático

POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

  • Conceito de Política. Poder e dominação. Teoria do Estado. O Estado na Sociedade contemporânea. Estado, partidos políticos e sociedade brasileira. O Estado brasileiro pós-64 e a política educacional atual: na legislação, no planejamento, na realidade brasileira e capixaba. Tendências. Direitos Humanose cidadania.

Direito Humanos e Cidadania

  • Conceituação e contextualização dos direitos humanos. Discussão da realização da cidadania nos diversos modelos de organização sociopolítica do mundo ocidental em geral, a partir do século XIX: da concepção dos direitos naturais as declarações universais dos direitos humanos. Analise de algumas tipologias clássicas de direitos humanos. Discussão da construção social dos direitos humanos. Direitos humanos e cidadania no Brasil: impedimentos estruturais; cidadania e religião. Acesso a esfera pública; cidadania e desigualdade social. Vetores contemporâneos para a discussão da cidadania: etnia, gênero e novas clivagens de identidade.

Gestão Democrática da Educação

  • Gestão Democrática na Escola Pública e Privada.  Gestão Compartilhada.  Formação e valorização do Magistério. O sujeito que será escolarizado. O sujeito é escolarizado.  Qualidade da Educação. Mapa do Analfabetismo no Brasil. Diálogo sobre o conhecimento. O clima e a cultura da escola como fatores determinantes da gestão escolar.

O Professor Pesquisador

  • Análise, reflexão e crítica do cotidiano escolar e das principais metodologias utilizadas na prática pedagógica. O processo educativo em uma perspectiva de pesquisa, reflexão e crítica.

O Cotidiano Escolar por uma Perspectiva Critica

  • Análise, reflexão e crítica do processo educativo e dos principais elementos referentes aos seus aspectos: administrativo, pedagógico, jurídico e financeiro. O cotidiano escolar em uma perspectiva de pesquisa, reflexão e crítica.

Empreendedorismo

  • Processo empreendedor, o enfoque político-social do Empreendedorismo no Brasil. Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Intra-empreendorismo, plano de projeto, planejamento e tipos de empreendimentos, economia e inovação na sociedade do conhecimento, nas corporações e plano de empreendimento – estratégia, estrutura e o passo-a-passo.

Gestão de Políticas Públicas

  • Transformações no ambiente mundial e a crise do Estado.  Concepções teóricas de políticas públicas. Descentralização político-administrativa. Desenvolvimento local e participação. Estado, mercado e sociedade civil no desenvolvimento social, inclusão social, etnia e afro descendência. O modelo insumo-produto. Experiências de planejamento e de gestão de políticas sociais. Indicadores qualitativos de desenvolvimento social. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas. A gestão das políticas públicas por resultados. Ferramentas para a formulação e a gestão de políticas públicas. Análise de stakeholders. O marco lógico de um projeto.

Práticas Avaliativas

  • O cotidiano escolar em uma perspectiva de pesquisa, reflexão e crítica. Análise, reflexão e crítica do processo educativo no que se refere à questão das práticas avaliativas utilizadas nas escolas. Relação teoria-prática.

Sociologia e Relações Étnicos Raciais e Direitos Humanos

  • O capitalismo e o surgimento da Sociologia como ciência. Postulados teóricos de Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Cultura e sociedade. Relações raciais: identidade, raça, etnia, racismo, etnocentrismo. Direitos humanos e a diversidade em suas múltiplas categorias.

Cultura e Poder nas Organizações/Cultura Organizacional

  • Cultura e seus aspectos simbólicos na organização. Clima organizacional. O que faz um bom clima na organização. A conduta humana. Personalidade e caráter. Aspectos antropológicos na formação da conduta social. Formação da cultura nacional. Conceituação básica de cultura. Elementos que compõem a cultura das organizações. Politização do conceito de cultura organizacional. Métodos de identificação da cultura organizacional. Possibilidades de gerenciamento da cultura organizacional. Mudança organizacional na perspectiva cultural.

DISCIPLINA OPTATIVA: Educação 4.0 O que devemos esperar?

  • Educação comunicação e tecnologia; leitura crítica dos meios de comunicação; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

DISCIPLINA OPTATIVA: Avaliação: Aspectos Institucionais e da Aprendizagem

  • Fundamentos dos modelos de avaliação da educação; o projeto pedagógico e a avaliação educacional; políticas educacionais e os processos avaliativos.

DISCIPLINA OPTATIVA: Financiamento Educacional e Inadimplência

  • Técnicas de mercado para reduzir a inadimplência; políticas de cobrança e avaliação de investimentos; e fontes de financiamento estudantil e gestão de fornecedores.

Local

EAD Gravado

Investimento


Matrícula + 17x R$ 222,22 (boleto bancário) ou 12x de R$ 333,33 (cartão de crédito)
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Documentação necessária

CPF
RG
Foto 3x4
Certidão de Nascimento ou casamento
Comprovante de Residência
Currículo
Diploma de graduação

Histórico de graduação

 

Reconhecimento

Portaria Nº 218, de 25 de fevereiro de 2015 / Secretaria da Regulação e Supervisão de Educação Superior.
O diploma é emitido pela Faculdade da Indústria.

 

Parceria

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