Câmara Setorial de Logística define demandas prioritárias por modal no Ceará - IEL/CE - Instituto Euvaldo Lodi
telefone(85) 4009.6300

Câmara Setorial de Logística define demandas prioritárias por modal no Ceará

27/05/2015 - 10h05
A Câmara  Setorial de Logística da Adece, que reúne representantes dos setores público e privado, definiu hoje pela manhã, em reunião na cobertura da FIEC, as demandas prioritárias a serem trabalhadas pelo colegiado com vistas a enfrentar os problemas que o estado enfrenta no setor. De acordo com o empresário do setor mineral Marcelo Quinderé, representante da FIEC e presidente da Câmara, após as reuniões iniciais deste ano, foram criados quatro grupos temáticos: portos, aeroportos, rodovias, e ferrovias, para esmiuçarem as prioridades de cada um deles.

Na reunião de ontem, segundo Quinderé, cada grupo apresentou o que considerá prioritário e factível no momento para ser concretizado. Ele explica que isso foi definido pelos grupos, por entenderem que não adianta se montar uma agenda com várias demandas, mas que no final acabam sendo esquecidas pela falta de um foco. Nesse sentido, as demandas por grupo foram:
 
Rodovias

- Implantação do arco metropolitano
- Criação do terminal multimodal (navio-ferrovia-rodovia) do Pecém
- Terceirização da gestão de tráfego. A ideia visa por meio desse sistema que se possa gerenciar desde a quantidade de tráfego ao a aplicação de balanças.

Portos

- Desenvolver modelo jurídico viável para a privatização da operação do terminal intermodal de cargas do Pecém 
- Ampliar a capacidade de tancagem do porto do Mucuripe em 20%
- Criação do Porto Seco dentro da ZPE

Aeroportos

- Promover um estudo sobre o projeto nacional de implantação dos 9 aeroportos regionais no Ceará, a cargo da Secretaria de Aviação Civil. A intenção é vislumbrar a possibilidade de aplicação de recursos para desenvolver essas potencialidades.

Ferroviário

- Estabelecer uma agenda de acompanhamento das obras da Transnordestina.


Marcelo Quinderé ressalta que a partir da definição dessas prioridades a Câmara vai montar uma estratégia de atuação que envolve os atores para desobstruir os gargalos que possam estar empatando esses projetos. 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo do Ceará | CNPJ: 07.084.577/0001-78
Av. Barão de Studart, 1980 - Mezanino - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
Política de Privacidade & Copyright